A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realiza nesta segunda-feira (23), atendimento gratuito à população na Praça da Bandeira, zona Centro, com ajuda da Carreta da Saúde de combate à Hanseníase. O serviço preventivo da doença será disponibilizado até quarta-feira, dia 25 de maio.

Na oportunidade, estão sendo realizadas também consultas médicas com avaliação dermatológica de manchas suspeitas de hanseníase de forma gratuita. Também é oferecido atendimento com profissionais de Enfermagem, avaliação com fisioterapeutas e realizados exame de baciloscopia para hanseníase.
A Chefe do Setor de Hanseníase da SESAM, enfermeira Denise Paiva Ximenes, lembra que a “hanseníase é uma doença que tem cura, porém, quando não tratada ou tratada tardiamente, ela pode deixar algumas sequelas. O tratamento da doença é gratuito e pode durar de seis meses a um ano”, explica Denise Paiva Ximenes.
“A hanseníase afeta, principalmente, a pele e os nervos, tendo como sintomas mais comuns, manchas na pele que pode ter ou não alterações na sensibilidade, caroços avermelhados no corpo e dormência nos membros, nos braços e nas pernas. Também dores nos nervos, entre outros sintomas”, explica enfermeira Denise Paiva Ximenes.
De acordo com a SESAM, o objetivo da Carreta da Saúde é fortalecer o controle da Hanseníase, melhorar os indicadores de Saúde, assim como diagnosticar novos casos da doença em Piripiri.
Denise Paiva Ximenes orienta a quem buscar o atendimento na Carreta da Saúde de combate à Hanseníase que leve o cartão do SUS. “Identificou, tratou, curou. Vamos juntos tratar essa doença”, frisa Ximenes.
Serviço
A Carreta da Saúde de combate à Hanseníase estará na Praça da Bandeira, no Centro de Piripiri, no período de 23 a 25 de maio, no horário das 7h às 14h. A carreta é uma parceria da Novartis com o Ministério da Saúde e o município de Piripiri.