26.8 C
Teresina
segunda-feira, julho 22, 2024
spot_img

Aumento da ansiedade entre crianças e adolescentes preocupa autoridades em saúde mental

Date:

spot_img

O número de casos de ansiedade entre crianças e adolescentes superou o de adultos pela primeira vez em dez anos, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, dados do Sistema de Informações Hospitalares e Ambulatoriais do SUS mostram que foram registrados, em 2022, 103.619 procedimentos ambulatoriais relacionados a ansiedade em paciente com até 19 anos. Em 2023, o número subiu para 140.782 procedimentos e, de janeiro a março deste ano, foram 33.762. No âmbito hospitalar, houve 447 internações na mesma faixa etária em 2022. Já, em 2023, subiu para 512 internações. Neste ano, entre janeiro e março, foram registradas 105 internações.

O Ministério explica que os números relacionados às internações e aos procedimentos ambulatoriais não são referentes ao número de pessoas atendidas, mas sim ao número de procedimentos realizados. Dessa forma, o mesmo indivíduo pode ter feito mais de um procedimento ou ter sido internado mais de uma vez.

Na edição do Bom Dia Assembleia desta segunda-feira (17), o jornalista e apresentador James Almeida recebe no estúdio a psicóloga Edilene Silva, para falar sobre o número de casos de ansiedade entre crianças e adolescentes, que superou o de adultos pela primeira vez em dez anos, no Brasil.

Acompanhe a entrevista na íntegra

spot_img

Mais Notícias