O curso de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI) ganhou notoriedade nacional ao constar na lista dos 10 melhores do Brasil. O levantamento foi feito pela Folha de S. Paulo e os dados foram divulgados pelo site FFW, uma das principais plataformas de conteúdo sobre moda do Brasil. O curso ofertado na UFPI ficou em 9º lugar.
A Moda UFPI aparece na lista no mesmo nível das universidades de São Paulo, Paraná e Ceará. Os cearenses lideram o ranking neste setor.
O curso de moda na UFPI surgiu em 2009 e atualmente o acesso se dá pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) com oferta de 80 vagas distribuídas nos turnos tarde e noite em Teresina. Além do mais, o curso é ministrado em quatro anos e conta com disciplinas práticas e teóricas.
A professora do curso de moda da UFPI, Danielle Araújo, expõe alguns dos programas que o curso oferece para os alunos e assim deixá-los mais qualificados para o mercado de trabalho. “Ao longo dos anos o corpo docente que se encontra no departamento de moda tem algumas conquistas bem interessantes. O curso ele tem uma empresa Júnior que é umas das empresas juniores da UFPI e que está totalmente legalizada. Temos também um núcleo têxtil. […] temos a revista Contrafio do professor Cicero Brito, temos o Piauilismo, um evento coletivamente feito por alunos e professores do curso e a gente vem construindo essa história mostrando várias ações e construindo arduamente um curso que tenha proposta para a população”, aponta Daniele Araújo.
As projeções da professora Danielle para o futuro são que o Estado piauiense ganhe ainda mais notoriedade no ramo da Moda. “Nós esperamos que daqui pra frente o curso alcance mais visibilidade, e estar figurando entre os nove cursos de moda mais importantes do Brasil nas universidades públicas, é fantástico pra gente. É um reconhecimento desse trabalho coletivo, do esforço que temos feito ao longo desses anos pra trazer o Piauí pra o cenário de moda nacional” pontua a professora de moda Danielle Araújo.
Para o estudante de Moda e presidente da Mode Jr (empresa júnior), Antônio Sampaio, a Universidade oferece bons programas para deixar os estudantes capacitados. “O nosso curso de moda tem uma capacidade muito grande pra receber os estudantes e capacitá-los de uma forma que muitos cursos aqui na cidade (Teresina) não têm. Nós contamos com vários programas que nossos professores proporcionam de pesquisas para estarmos nos capacitando” conclui Sampaio.
Confira a lista dos 10 melhores cursos de moda do Brasil:
Veja lista:
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Londrina (UEL)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)