29.8 C
Teresina
sexta-feira, junho 14, 2024
spot_img

Maior Conferência de Energias Renováveis encerra posicionando o Piauí como protagonista na transição energética

Date:

spot_img

Nesta quarta-feira (06) aconteceu o encerramento da 1ª Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis, a Citer, que posiciona o Piauí como protagonista no contexto nacional e internacional da transição energética. O evento, que em três dias reuniu especialistas, líderes, sociedade civil e empreendedores do ramo de diversos estados e países, debateu e gerou discussões a respeito do futuro das energias renováveis e os impactos das mudanças climáticas.

O evento, realizado com apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Investe Piauí, em parceria com o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), e diversos apoiadores, teve como tema “As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável” e contou com debates a respeito do marco regulatório das energias renováveis, em especial o hidrogênio verde.

WhatsApp Image 2024-06-05 at 18.28.40.jpeg

A conferência teve como um dos resultados a assinatura da Carta do Piauí, que destaca o papel crucial das energias renováveis no combate às mudanças climáticas e a importância vital da transição energética global responsável, justa e sustentável. O documento estabelece um compromisso com a promoção e desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis, com enfoque no hidrogênio verde.

72d81464-1d84-4883-8c1b-342bcb004a05.jpeg

Durante o ato de assinatura da Carta Piauí, que aconteceu na terça-feira (04), o governador Rafael Fonteles destacou a importância do compromisso. “O compromisso com a ciência, a tecnologia e a inovação, e que as instituições brasileiras, as empresas brasileiras, a academia brasileira se apropriem dessas tecnologias para exatamente aumentar, ampliar as oportunidades que o nosso povo pode ter, a partir da transição energética. E também o nosso apoio irrestrito ao parecer do senador Otto Alencar, do Senado Federal, para poder votar, se Deus quiser, ainda no mês de junho, o marco legal do hidrogênio verde”, considerou.

WhatsApp Image 2024-06-05 at 18.28.39.jpeg

Para a presidente do ICIMA, Ana Paula, a união de diversos atores para construir em conjunto um consenso a respeito da importância desse setor é primordial para avançar tal legislação. “Debatemos o marco regulatório das energias renováveis e do hidrogênio verde, tema que vai ser muito debatido no Congresso Nacional nos próximos dias, esperamos inclusive ter aprovação desse marco regulatório e a Citer  vem somar com essa união dos setores da sociedade, tanto setor público quanto setor privado, a academia, a sociedade civil, organismos internacionais, todos lutando juntos para pedir esse marco regulatório das energias renováveis e do hidrogênio verde”, apontou a presidente.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, destacou a importância do evento para fomentar as discussões econômicas dos setores, além de promover o conhecimento dessas novas tecnologias para a sociedade civil e estudantes. “Esse é um grande fortalecimento, uma grande ação de promoção desse setor econômico, que é estratégico para o estado do Piauí, que é o setor das energias renováveis. A gente amplia essa cadeia de valor, esse ecossistema de empresas, de negócios, cada vez mais fortalecendo o setor da transição energética e evidenciando o papel do Piauí como uma liderança, um protagonista nacional”, declarou.

citer.jpg

Victor aponta ainda o sucesso da Citer e destaca um evento ainda maior no próximo ano. “A gente acredita que em 2025 teremos um evento ainda maior, com mais engajamento de diversos atores. A determinação do governador Rafael Fonteles é que, no próximo ano, tenhamos um evento com mais expositores e palestrantes”, finalizou.

Confira na íntegra a Carta do Piauí

spot_img

Mais Notícias