26.8 C
Teresina
segunda-feira, julho 22, 2024
spot_img

Governo do Estado entrega segunda etapa do Porto Piauí ainda este ano; obras seguem aceleradas

Date:

spot_img

As obras do Porto Piauí, em Luís Correia, avançam dentro do cronograma previsto. Até o fim deste ano, a sede administrativa da instituição, o pátio de mercadorias e duas etapas do Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC) serão entregues.

O terminal pesqueiro irá permitir as atividades de processamento de pescados, gerando um significativo impacto social aos pescadores da região a partir do desenvolvimento da cadeia de pesca local.

No TPLC, o pescado será tratado em unidades industriais, com todas as preocupações sanitárias e de higiene necessárias, para que se obtenha selos de qualidade. Esse processo irá proporcionar a melhoria do produto acabado para a venda, aumentando o seu preço e gerando uma maior margem de lucro aos pescadores.

porto piaui luis correia (24).jpeg

Ainda em 2024, duas etapas do Terminal Pesqueiro de Luís Correia serão entregues: a terraplanagem da retroárea e o cais pesqueiro. A terraplenagem consiste em retirar o excesso de terra de um terreno, com o objetivo de deixar o espaço nivelado.

porto piaui luis correia (5).jpeg

O cais pesqueiro, com extensão de 180mx25m, também será entregue. O cais permitirá que embarcações de até 50 toneladas possam atracar e aportar para carregar e descarregar mercadorias.

porto piaui luis correia (45).jpeg

Ainda no TPLC, as obras de urbanização da área do terminal devem iniciar também em 2024. As intervenções contemplam a pavimentação, rede de esgoto, distribuição de água tratada e iluminação.  

“O terminal será inaugurado e entrará em operação em 2025, mas, antes mesmo disso, já teremos, até o fim deste ano, as instalações adequadas para que as empresas comecem a se instalar no terminal. Ao mesmo tempo em que estamos trabalhando na parte de infraestrutura, já estamos negociando com empresas para que possam se instalar e gerar emprego e renda aos piauienses, além de fomentar a cadeia da pesca”, destacou a presidente da Porto Piauí, Maria Cristina.

presidente da Porto Piauí, Maria Cristina (3).jpeg

Simultaneamente, as obras de construção, pavimentação e urbanização do pátio de mercadorias do Porto Piauí serão finalizadas neste ano. O espaço irá permitir o recebimento de todos os tipos e tamanhos de cargas, sejam elas paletizadas, em containers e a granel, além de mercadorias especiais. A área também abrange um estacionamento que facilitará o acesso ao local.

porto piaui luis correia (52).jpeg

Por fim, a sede administrativa também será entregue, ficando localizada ao lado do portal de entrada e saída do Porto Piauí. Enquanto a obra não é finalizada, a equipe técnica está instalada e exerce as suas atividades internas na Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí (ZPE do Piauí).

porto piaui luis correia (33).jpeg
spot_img

Mais Notícias