No dia 09 de Março deste ano, o Fluminense do Piauí, nosso vaqueirinho, fez um grande jogo contra o Santos pela copa do Brasil, a vaga foi decidida nas penalidades. Naquele fatídico dia, os quase 5 mil torcedores que foram ao estádio Abertão saíram duplamente triste, primeiro com a derrota do vaquerinho, o Flu mereceu ganhar aquele jogo. Teve chances para isso, mas não o fez. E segundo, com a situação precária e de abandono em que se encontra o nosso maior patrimônio esportivo, o Albertão.
Corredores sujos, banheiros depredados e sem água, área de alimentação em situação precária, para se ter ideia um carro pipa estava abastecendo os banheiros. A grande verdade é que naquela ocasião o jogo nem deveria ter acontecido. Dias depois do sorteio, foi avisado a diretoria do Fluminense que o estádio Albertão não possuía os laudos técnicos suficientes para realização de uma partida como aquela. Faltavam os laudos técnicos da Polícia e dos Bombeiros. Esses laudos não existiam há cerca de dois anos devido a uma interdição feita pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após serem apontados precariedade no estádio Albertão. Sem esses laudos, a partida fica proibida de ser realizada no Piauí. Mas pasmem, assim que a notícia correu, que a população em geral demostrou total indignação, o laudo saiu e o estádio que não tinha condições para receber o jogo, do dia para noite já podia receber 14 mil torcedores.
Nesta segunda-feira (28), logo após o sorteio, surgiu o boato de que o presidente do Altos havia vendido cerca de 90% dos direitos do jogo para uma empresa; fuxico, burburiu, bate-boca, indignação, estresse, mais uma vez a população indignada, imediatamente o presidente do Altos, Warton Lacerda veio a público desmentir os boatos, garantiu que o jogo acontece no Albertão e mais, irá trabalhar para que ao invés de 14 mil, sejam 30 mil ingressos colocados a venda.
A pergunta é: O que foi feito para mudar, melhorar, corrigir, tonar minimamente seguro colocar esse público no Albertão? Com certeza nada. Continua sem água, energia precária e sujeira por todo lado. O Estádio foi inaugurado no ano de 1973, em um histórico jogo Tiradentes-PI 1×1 Cruzeiro, no dia 29 de agosto daquele ano, e pasmem, daquela data até hoje se quer trocaram a grama do estádio, é a mesma até hoje, quem mexe e remexe ela diariamente são as formigas que habitam nos gigantescos formigueiros que a décadas tomam conta daquele espaço.
O estádio Alberto Tavares Silva precisa de uma reforma urgente e precisa de cuidados. Certamente do jogo do Fluminense até hoje nada foi feito. Sendo assim, como dobrar o número de torcedores? O Fluminense do Piauí e nosso querido Altos sempre que entram em campo honram nosso estado, lutam bravamente, lembrando a força da nossa gente, precisam de mais respeito, de condições e apoio de fato.
Há alguns dias a imagem de Francisco Malta rodou o mundo. Sozinho e debaixo de um temporal ele assistia seu amado Flamengo-Pi, já rebaixado, perder de 7×1. Ele estava sofrendo no estádio, mas com toda certeza os principais culpados para tudo aquilo que estava acontecendo com seu time estavam no conforto das suas casas ou em algum restaurante de luxo da capital. Mal sabia ele que a sua imagem iria simbolizar tão fortemente a situação do futebol Piauiense, um total abandono.