29.8 C
Teresina
sexta-feira, junho 14, 2024
spot_img

Piauí deve se destacar nacionalmente na safra 24/25 de grãos

Date:

spot_img

As expectativas do ponto de vista climático para a produção de grãos do Piauí na safra 24/25 são positivas. A informação é do meteorologista Luís Carlos Molion. Segundo o especialista, que foi um dos palestrantes da última edição da Exposoja, as previsões favorecem agricultura na região do Matopiba para as próximas safras.

Na safra 23/24, por conta da irregularidade das chuvas, o plantio de soja iniciou no final de outubro e em alguns municípios os produtores iniciaram em novembro, mas para safra 24/25 e nos próximos anos as expectativas são de condições mais regulares.

“A topografia é bastante plana, o que ajuda muito na produção. Aqui tem uma quantidade adequada de chuva, cerca de 1.100 milímetros, em média, e tem sol, que é muito importante para o desenvolvimento da planta”, relatou Molion durante sua participação na Exposoja.

A Associação dos Produtores de Soja do Estado do Piauí, Aprosoja Piauí, também acredita que o estado continuará a se destacar na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O diretor executivo da Associação, Rafael Maschio, explica que ainda é cedo para previsões, mas há tendência de que o fenômeno climático El Nino chegue ao fim, passando por um período curto de neutralidade e uma transição para La Nina ainda este ano. “Quando isso acontece, há uma tendência, embora não seja uma regra, de ser bom para a região Nordeste”, explica Maschio.

spot_img

Mais Notícias