A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou, nesta sexta-feira (29), o retorno das atividades acadêmicas presenciais no próximo dia 20 de junho. Para isso, a instituição de ensino apresentou a proposta de resolução com as regras que irão nortear a volta dos alunos dos Colégios Técnicos, da graduação e da pós-graduação.
Para a volta das aulas e atividades presenciais, a proposta prevê a apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19 completo, inclusive com a dose de reforço. Em casos considerados excepcionais, será necessário o comprovante de testagem negativa para a doença, realizado em até 72 horas anteriores ao início das aulas e atividades.
A proposta está aberta à apreciação da comunidade para receber sugestões até 4 de maio. As colaborações serão avaliadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PREG). Após essa etapa, a minuta irá para apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFPI). Para a retomada das atividades, os docentes devem articular as ofertas de disciplinas em formato presencial.
Antes mesmo do envio da proposta, a Administração Superior esteve reunida com diretores de unidades acadêmicas para discutir a volta ao presencial. A expressiva maioria dos diretores de Campus e de Centros apoiou a retomada das atividades presencias.