Governador Wellington Dias diz que vai notificar banda que usou fogos de artifício na Expoapi

0

Governador Wellington Dias afirma que vai notificar empresa que usou fogos de artifícios na Expoapi (Foto:Divulgação)

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou através das redes sociais, nesta quinta-feira (09), que pediu providências sobre o caso dos fogos de artifícios na 70º edição da Expoapi. Ele ainda afirmou que a banda será notificada.

“É muito triste o que aconteceu na EXPOAPI. Nosso compromisso com a segurança de todos e todas que trabalham, fazem negócios e passeiam pelo evento também se estende ao bem estar dos animais presentes. Sancionei a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí, justamente para proteger pessoas idosas, crianças e animais. Pedi providências à equipe de segurança e a banda que utilizou os fogos em seu show já foi notificada e será responsabilizada por ter infringido a Lei”, disse o governador.

Em sua publicação, o governador também faz um apelo sobre os riscos e efeitos da utilização de fogos de artifícios. \”Faço também um apelo: Não usem fogos de artifício
ruidosos, o trágico ocorrido de ontem só reforça essa importância. Fogos podem colocar vidas em perigo. Vamos nos divertir com alegria, cuidado, respeitando todas as vidas
presentes\”.


Já o cantor Anderson Rodrigues, da banda responsável pela queima dos fogos, divulgou uma nota oficial onde pediu desculpas e justificou que contratou uma empresa para fazer a apresentação pirotécnica, seguindo as regras do decreto estadual. Além disso afirmou não ter conhecimento sobre a lei.


“Pedimos desculpas de todo nosso coração e lamentamos o ocorrido. Contamos com a compreensão de todos e registramos nossa sincera solidariedade aos envolvidos. Quanto ao uso dos fogos, nenhum artista vai em sã consciência, se tivesse conhecimento da lei, fazer isso intencionalmente. A lei é recente, talvez não houve tempo para ser divulgada amplamente, mas não há culpados nesse fato, acontece de muitas legislações não chegarem a quem interessa”.


A banda ainda afirmou que são defensores de animais. “Somos defensores dos animais e especialmente dos equinos, aos quais não por coincidência temos músicas de trabalho (JET FREE). Sentimos muito pelos animais e por toda vaqueirama em si, bem como as pessoas envolvidas no incidente. Ratificando aqui a nossa bandeira de proteção aos
cavalos e a defesa do esporte vaquejada”.


A empresa Anderson Rodrigues que hoje conta com 20 famílias que diretamente se sustentam dos shows que proporcionamos a população, está consternada com o ocorrido, informou.

\"\"
O cantor Anderson Rodrigues, responsável pela queima dos fogos, divulgou uma nota
com pedido de desculpas (Foto: Reprodução)

Entenda o caso
A queima ilegal de fogos de artifício, na noite de quarta-feira (08), na 70ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) fez com que cavalos fugissem e fossem atropelados na BR-343. Veículos foram destruídos e uma pessoa saiu queimada.


Vídeos que circulam nas redes sociais mostram carros destruídos e animais bastante feridos. Não se sabe quantos cavalos e pessoas ficaram feridos. Alguns bichos tiveram que ser sacrificados devido a gravidade dos machucados.


O perfil no Instagram, Protetores de Patinhas, denuncia a ação realizada no evento, que é proibida por lei e cobra a responsabilidade e averiguação do crime. “Parabéns aos
envolvidos, e mais uma vez quem paga pela imbecilidade humana, são os animais! Um evento com grande público em um cenário nada propício, e para \”melhorar\” a situação, os irracionais soltam fogos de artifício (O QUE É PROIBIDO POR LEI) deixando diversos animais feridos, atordoados, causando acidentes em via pública e machucando esses
inocentes. Quem será penalizado? @teresabritto_ esses inconsequentes precisam ser punidos! @wellingtondiasoficial @governodopiaui apoiar um evento no qual vai contra a lei que o próprio sancionou? Absurdo sem fim! Indignada com esse descaso, com a falta de responsabilidade e principalmente falta de noção! Agora é crime, e quem cometeu tem que pagar!”, diz.

FONTE: PORTAL AZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui