30.8 C
Teresina
segunda-feira, junho 24, 2024
spot_img

Vigilância Sanitária realiza oficina sobre Segurança do Paciente em Água Branca

Date:

spot_img

No dia Nacional de Segurança do Paciente, comemorado nesta segunda-feira (1º), o Piauí segue desenvolvendo ações para viabilizar práticas mais seguras nos serviços de saúde. Nesse sentido, uma equipe da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) está em Água Branca, para dar continuidade à Oficina de Implantação da Segurança do Paciente na Atenção Primária em Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nos municípios.

As oficinas trazem a necessidade da instituição dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos assistenciais de saúde, bem como em clínicas oncológicas, clínicas de hemodiálise, hemoterápicas, entre outras. 

“A instituição do NSP e as ações estratégicas a serem realizadas nos municípios por meio do Plano de Ação já estão pactuadas na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), entre a Sesapi e as secretarias municipais de saúde, com objetivo de implantar os protocolos definidos pela Organização Mundial de Saúde”, destacou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

aaec5c38-6400-4b5e-88b3-9f1a13156312.jpg

O Piauí conta atualmente com 113 Núcleos de Segurança do Paciente cadastrados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A implantação do NSP no serviço de saúde possibilita uma assistência mais segura a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam por atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde”, acrescentou Tatiana Chaves.

c44d6d6e-4b96-4047-89c8-afa9781f875c.jpg

Em Água Branca, a Oficina de Implantação da Segurança do Paciente na Atenção Primária em Saúde contou com o apoio da gestão municipal e a participação efetiva das equipes de atenção primária, Centro de atenção Psicossocial (Caps), Centro de Especialidade Odontológica, profissionais que atuam em serviços de saúde do município (enfermeiros, médicos, serviços de limpeza, entre outros), bem como agentes comunitários de saúde, fiscais da vigilância sanitária municipal, agentes de endemias e técnicos de saúde bucal.

A programação das Oficinas segue a próxima quarta-feira (3), no município de Regeneração.

spot_img

Mais Notícias