A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) participou, nesta sexta-feira (28), juntamente aos parceiros que compõe o Programa Vida no Trânsito (PVT) no Piauí, de uma ação educativa no trânsito na frente da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Avenida João XXIII, zona Leste da cidade.
A Atividade educativa com distribuição de material informativo sobre condutas no trânsito, alusiva ao Dia Mundial da Não Violência e Cultura de Paz, celebrado no dia 30 de janeiro, faz parte da programação das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro, recomendadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aos órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
A Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou que o dia 30 de janeiro é o Dia Mundial da Não Violência. Esse dia se destina à discussão de algo que deve ser debatido, discutido e combatido diariamente, a violência nas mais diversas camadas e locais da sociedade. Sendo uma iniciativa destinada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos. Assim, a gentileza se configura como uma importante ferramenta para promoção de paz no cotidiano da pessoa, bem como no trânsito.
A Gerência de Educação de Trânsito da Strans utiliza essa data como momento de alerta e conscientização para a diminuição dos índices de violência e acidentes no trânsito. Participaram desta ação educativa a PRF, a Polícia Militar, Ciptran, Detran/PI, Sesapi, Sest Senat.
O Programa Vida no Trânsito (PVT) é um projeto voltado à redução das mortes e lesões causadas no trânsito em diversos países. O PVT, apoiado por parceiros nacionais e internacionais, tem seu foco na redução das mortes e lesões graves no trânsito a partir de ações planejadas e desenvolvidas que envolvem a interação de órgãos gestores dos setores da saúde, trânsito, transporte e segurança pública.
PMT