Aulas gratuitas de capoeira buscam promover uma melhora na qualidade de vida através do esporte

0
Reprodução

A prática de atividades físicas é indicada para indivíduos de todas as idades, principalmente por proporcionar melhora significativa na qualidade de vida. Dentro do leque de atividades, está a modalidade de artes marciais. As lutas como judô, capoeira e jiu-jitsu contribuem tanto na melhora do condicionamento físico quanto para a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora. Com tantos benefícios para a qualidade de vida, a Faculdade Estácio Teresina iniciou um projeto que vai além das salas de aula e chega diretamente à comunidade local, buscando promover e incentivar essa prática.

Desde o início do segundo semestre de 2024, aulas de capoeira são oferecidas gratuitamente na unidade, por meio do projeto de extensão Capoeira de Valor. A atividade é coordenada pelo curso de Educação Física e une teoria e prática em uma iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Segundo Gildeene Farias, coordenador do curso de Educação Física, o projeto de capoeira beneficia tanto os alunos da instituição como também a comunidade. “Os alunos vão aliar a teoria com a prática, aprendendo metodologias para disseminar essa arte, não só em academias, mas em outros projetos que vão desenvolver futuramente. Já para a comunidade, trata-se da oportunidade de praticar regularmente uma atividade física gratuita, sem a necessidade de ir até uma academia, promovendo socialização e proporcionando uma rotina mais saudável e divertida”, afirma o professor.

A capoeira possui uma importante herança cultural para todo o Brasil, o que atrai também os interessados nessa arte-marcial. O projeto já teve uma boa adesão, apesar do pouco tempo de existência. Luiz Antônio da Silva, aluno do projeto, decidiu voltar a praticar capoeira após anos de afastamento. “Devido ao esforço físico, ambiente, sinergia e desafios criados pela capoeira, melhora de forma considerável meu humor, mente e corpo”, relata Luiz.

A capoeira contribui não só para a saúde, mas também consegue gerar um bem-estar para os praticantes, gerado pela atividade física. “Além de abranger o conhecimento sobre a cultura, promove um incentivo ao movimento, à dinâmica e à busca por uma melhor qualidade física”, reforça Luís.

As aulas são gratuitas e abertas para o público. As inscrições para participar podem ser feitas através do perfil @capoeiradevalor no instagram, onde está disponível o link para as inscrições. Para quem preferir, também é possível realizar as inscrições presencialmente na própria Estácio Teresina, através da coordenação do curso de Educação Física.