O vilarejo oferece ainda um tipo de passeio feito para aqueles que sonham com uma rotina mais tranquila e perto da natureza, e queiram experimentar a vida no litoral, o turismo de base comunitária.
Em meio à beleza natural e selvagem das ilhas do Delta do Parnaíba se esconde um pequeno paraíso humano: o povoado Canárias, um lugarzinho pacato com ruas de areia fina habitado por gente que sorri enquanto conversa pelas calçadas.
Foto: Reprodução
O único modo de chegar ao povoado é pela água, nos barcos turísticos e pesqueiros ou nas balsas que transportam os moradores diariamente. Já no povoado, os carros e motos são raridades. O principal transporte é por quadriciclo, que é usado como táxi.
Foto: Reprodução
“Nascemos e fomos criados aqui. Conhecemos cada habitante. A gente brinca que é capaz de reconhecer um de nós só pelo caminhado!”, brinca o piloto de quadriciclo Gabriel de Jesus. Perguntamos se ele vai com muita frequência à cidade. “Ah, muito. Tipo uma vez por mês”, disse.
É possível aproveitar também um passeio de quadriciclo pelo povoado. Custa em média R$ 50 por pessoa.
Foto: Reprodução
O vilarejo oferece ainda um tipo de turismo feito para aqueles que sonham com uma rotina mais tranquila e perto da natureza, e queiram experimentar a vida no litoral, o turismo de base comunitária. O turista se hospeda nas casas dos moradores e conhece cada canto do lugar, e as atividades que são realizadas por eles.
“O nosso turismo é todo feito pela comunidade. As hospedagens, as refeições, os passeios… Levamos os turistas para conhecer a catação de mariscos, a pescaria, o nosso artesanato com palha, participa ativamente da comunidade. É uma imersão total na cultura e na história local”, explicou a artesã Claudiana da Costa.
No local há ainda um pequeno museu e uma simpática loja de artesanato, que reúne os trabalhos de doze artesãos da região.
Delta do Parnaíba: turismo de base comunitária
Com informações de G1 Piauí