O Rotary Piçarra e a Fundação Maria Carvalho Santos se uniram em uma iniciativa solidária para prevenção e conscientização do câncer de mama. O projeto, chamado de “Mama nos Trilhos”, distribuirá cerca de 60 senhas para mulheres da Vila Ferroviária, em Belém, para realização de exames de mamografia.
A ação é destinada a mulheres com vulnerabilidade social, entre 40 e 60 anos, e visa atender a uma demanda de saúde da mulher. As senhas serão distribuídas entre os dias 2 a 12 de maio, para que as mulheres sejam atendidas em uma clínica para realização do exame. No dia 13 de maio, os resultados serão entregues e haverá um momento de orientação, esclarecimento e dicas de saúde para mulheres.
O Presidente do Rotary Piçarra, Ricardo Resende, destaca a importância da parceria entre as instituições e agradece a presidente do Rotary International, Jennifer E. Jones, por sua iniciativa em priorizar o empoderamento feminino com foco na saúde.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama registrou mais de 70 mil casos em todo o ano de 2022. Por isso, a realização de mamografias é recomendada pelo Ministério da Saúde em mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.
O projeto Mama nos Trilhos é uma iniciativa importante para conscientizar e prevenir a doença, além de oferecer um acesso facilitado aos exames de mamografia para mulheres com vulnerabilidade social na Vila Ferroviária.