O Programa Viva o Sorriso, executado pela Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro Especializado de Odontologia (CEO), já entregou 908 próteses dentárias, à 626 pacientes. O programa é executado com recursos próprios da Prefeitura.
De acordo com o cirurgião-dentista Ézio José, coordenador do Viva o Sorriso, atualmente, os colaboradores do programa estão em processo de atendimento com 65 novos pacientes e em fase de confecção em andamento de 120 próteses dentárias, para entregar até o final do mês no povoado Buriti Cortado.
“É um programa que levanta a autoestima dos pacientes e que tem um impacto muito grande, pois a pessoa volta a ficar bem consigo mesma, volta a sorrir, não coloca mais a mão na boca para conversar, além de melhorar aspectos relacionados à mastigação. É um programa de muita importância e que é executado com recursos próprios da Prefeitura”, destaca Ézio José.
O programa é direcionado para moradores da zona rural, com exceções como a ação direcionada aos agentes da limpeza pública de Timon e dos moradores do Abrigo dos Idosos e da Residência Inclusiva, que também ganharam um “sorriso novo”. A seleção ocorre por meio de triagem, aos fins de semana, na comunidade a ser contemplada pelo programa.