Desde março do ano passado o Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), em Teresina, conta com o posto de coleta de leite materno. Esse leite ajuda recém-nascidos que estão na UTI neonatal do hospital. O posto funciona 24 horas e o ambulatório recebe doações de 8h às 13h.
Para fazer a doação, a mãe que está amamentando pode solicitar informações pelo aplicativo WhatssApp (86) 98851-2045. No posto de coleta, as mães doadoras contam com profissionais que as ensinam as melhores formas de tirar o leite, como conservação desse alimento e os cuidados para não contaminar esse liquido que é tão importante para a vida dos bebês.
“Procuramos ter todo cuidado para conservação desse alimento que é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIS neonatais” comenta a nutricionista e coordenadora do posto, Letícia Val, explicando sobre as inúmeras vantagens do consumo do leite materno para o desenvolvimento mais saudável dos recém-nascidos.
Além da doação de leite, o posto de coleta, recebe também doações de potes para armazenar o alimento. Essa doação pode ser entregue na recepção do Hospital e vai passar por esterilização antes de ser usado. O leite materno coletado é enviado para o banco de leite da Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, para ser processado e passado por um controle de qualidade.