sforço e dedicação na gestão fizeram a FMS avançar neste ano. Estas foram as palavras do promotor responsável pela 29ª Promotoria de Justiça de Teresina que trata sobre a defesa da saúde pública municipal, Eny Pontes, durante a audiência pública sobre a transição de gestão na Fundação Municipal de Saúde. O promotor também desejou sucesso para Ítalo Costa, atual presidente da FMS, tanto na vida pessoal como na profissional.
A audiência realizada (08) contou com a presença do atual presidente da FMS, Ítalo Costa, diretores da instituição, do futuro gestor da Fundação, professor Charles da Silveira, do coordenador da transição municipal, João Henrique de Sousa, além de representantes dos conselhos de classe, conselhos de saúde, sindicatos e profissionais de saúde.
O presidente da FMS, Ítalo Costa, apresentou um relatório sobre as ações desenvolvidas pela instituição desde janeiro de 2024 quando assumiu como gestor da pasta. Foi mostrado aos presentes o organograma da instituição, um descritivo sobre as fontes financeiras. Segundo o presidente da FMS, Ítalo Costa, o maior desafio foi manter o diálogo constante com fornecedores, negociação de pagamentos de dívidas de exercícios anteriores, a fim de manter a continuidade da prestação de serviços.
Ítalo Costa falou também das melhorias realizadas nas instituições de saúde e a realização de mutirões para diminuir a fila de consultas especializadas. O presidente da FMS reforçou também a importância de uma audiência pública que permitiu a realização de uma prestação de contas dos atos da gestão e das entregas realizadas para a população com as ações desenvolvidas pela FMS.