O Hospital Getúlio Vargas (HGV), maior hospital do público do Piauí, vai ganhar um Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares e um novo serviço de Hemodinâmica. As inaugurações vão acontecer no dia 18 de novembro, às 7h30, e contarão com a presença do governador Rafael Fonteles e do secretário de saúde, Antonio Luiz.
O novo Centro foi instalado no espaço que antes abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez. A unidade dispõe de duas salas operatórias, farmácia, arsenal, copa, secretaria, expurgo e sala de recuperação, além de acesso direto à UTI cardíaca, que também funciona nesta área.
Além do Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares foi instalado um novo Serviço de Hemodinamica. Foram investidos nas adequações prediais e na aquisição da Hemodinâmica, aproximadamente R$ 5,3 milhões, sendo R$ 4 milhões apenas na compra do equipamento. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado Merlong Solano.
“É um investimento que proporciona ampliar o serviço de cirurgia cardíaca e oferecer mais agilidade e qualidade no tratamento das doenças cardiovasculares para a população que depende do serviço público”, afirmou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapí, Dirceu Campêlo.
Com as melhorias, o HGV passa a ser um centro de referência em alta complexidade para o atendimento de doenças cardíacas, com um serviço especializado para tratar casos graves de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
“Com o início das atividades do Centro de Tratamento de Doenças Cardiovasculares e da nova hemodinâmica, o HGV passará a ter a maior estrutura instalada para o tratamento das doenças cardiovasculares entre todos os hospitais do estado Piauí, públicos e privados. Passará a contar com duas hemodinâmicas, uma sala para tratamento de arritmias e sala exclusiva para cirurgia cardíaca”, detalha o superintendente de administração da Sesapi, Jonatas Melo.
Além disso, o Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares contará com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, incluindo cirurgiões cardíacos, enfermeiros, instrumentadores cirúrgicos, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. A equipe de apoio inclui maqueiros, profissionais administrativos e de serviços gerais, todos preparados para oferecer um atendimento de qualidade.
“É um marco na saúde pública do estado, ampliando o acesso a procedimentos médicos de alta complexidade e reforçando o compromisso do Governo do Estado com a melhoria dos serviços de saúde para a população piauiense”, disse o secretário de saúde, Antonio Luiz.