O protesto teve início às 10h desta sexta-feira (10), na frente do Hospital Getúlio Vargas.
Entidades representativas da categoria de Enfermagem promovem, nesta sexta-feira (10), uma greve nacional. A paralisação ocorre em protesto acerca do impasse que envolve o piso salarial da enfermagem.
Em Teresina, o protesto teve início às 10h, na frente do Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Frei Serafim, Centro (Sul). A concentração iniciou por volta das 8h e não tem horário para encerrar.
O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Senatepi) está a frente do movimento grevista na capital piauiense.
O impasse em torno do benefício se estende desde o ano passado, quando o Congresso Nacional avalizou a criação do piso salarial nacional para a categoria. À época das discussões ainda preliminares, senadores e deputados já questionavam de onde sairia a verba destinada a financiar a medida.
De acordo com a Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinado aos técnicos de enfermagem, e 50%, aos auxiliares de enfermagem e parteiras.
O piso foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, foi de que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde.