A advogada Naiara Moraes, presidente do MDB Mulher Piauí e mobilizadora do Movimento VEM (Vamos Eleger Mulher) esteve reunida com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE/PI), Leonardo Airton, e a coordenadora do Centro de Ginástica Olímpica de Teresina (GCO), Iara Vaz, para tratar sobre a parceria entre as entidades com o intuito de estimular a prática esportiva entre os jovens.
O GCO foi o primeiro espaço esportivo voltado para a modalidade em Teresina e nasceu em outubro de 2018. Atualmente, está localizado na Avenida Raul Lopes, no Parque Meus Filhos, e o objetivo do espaço é proporcionar o desenvolvimento da ginástica olímpica no mercado piauiense. Na reunião, os envolvidos também debateram sobre a importância que a ginástica olímpica e os demais esportes podem contribuir para o lazer e bem-estar social, principalmente dos jovens.
Naiara Moraes, que é pré-candidata a deputada estadual, informou que a parceria entre o Centro e o SINEPE/PI busca conceder 10 bolsas por ano para as atividades exercidas no CGO. “Essa parceria é uma ótima oportunidade de reforçar a importância das iniciativas que visam fomentar o esporte para a população piauiense. Já temos exemplos em outras regiões do quanto é importante investir em ações afirmativas para esses jovens e é esse o nosso propósito de que com a adesão de mais pessoas aos cursos será possível ampliar o lado social deste projeto”, informa.
Uma pesquisa realizada em 2019 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que apenas 15% dos jovens praticam algum tipo de esporte. Também nessa semana, a advogada esteve em Brasília para tratar sobre a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), uma das principais políticas públicas que financiam projetos sociais do país, e que expira em dezembro deste ano. “Recentemente estive em conversa com organizações sociais e senadores em Brasília para definir estratégias para a renovação da LIE. Entendemos que essa pauta é urgente e precisamos nos mobilizar para que essa demanda seja contemplada pelo Congresso, pois ela afeta tanto em nível nacional quanto no regional. É um incentivo para os jovens do Brasil se destacarem através do esporte”, ressalta Naiara Moraes.
Fonte: Ascom