por: Clara Magalhães às 09:29
Na manhã de quinta-feira (11), entidades atuantes na região e movimentos sociais se reuniram na Praça Rio Branco, no Centro da cidade de Teresina, em um ato em defesa da democracia no país. Durante a concentração, também houveram momentos de falas em defesa da permanência das urnas eletrônicas e do presente sistema eleitoral brasileiro. A concentração ocorreu por volta das 08:30 e o grupo passou pelas principais avenidas do Centro da capital.
O ato em defesa da democracia ocorreu na quinta-feira não somente em Teresina, mas em diversas capitais do país e foi assunto destaque dessa semana. Um dos organizadores da manifestação na capital do Piauí, Paulo Bezerra, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí, afirmou que o Brasil vive um momento grave e por isso o ato acontece simultaneamente em diversas cidades no país em luta por eleições limpas com resultados reconhecidos.
Washington Bonfim, professor e cientista político, também participou do ato que ocorreu ontem e destacou que as eleições 2022 são fundamentais para a manutenção da democracia no país, independentemente de questões partidárias. Ele acrescentou ainda que as eleições este ano têm um diferencial, segundo ele, “extremamente negativo” para os brasileiros.
Representantes de partidos políticos e integrantes de associações de docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) também se fizeram presentes no local.