As tropas irão atuar nos dias de votação e apuração de resultados. Os municípios que contarão com o reforço ainda não foram divulgados
às: 13:37
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de auxílio de tropas das Forças Armadas. Ao todo, foram 26 zonas eleitorais que solicitaram reforço na segurança, o que corresponde a aproximadamente 85 municípios do Estado do Piauí
A solicitação, realizada em julho pelo TRE-PI, ocorreu após requisições formuladas pelos juízes das Zonas Eleitorais, com o objetivo de garantir a ordem e a legitimidade do processo eleitoral no estado. As tropas federais atuarão durante a votação e apuração do resultado das eleições. Ainda não foi divulgado quais municípios contarão com o reforço.
Forças de segurança em reunião
Na semana passada, os planos de Logística e de Segurança Pública para as Eleições Gerais de 2022 no Piauí foram debatidos em uma reunião técnica interna, promovida pela presidência do TRE-PI.
Foram tratados o quantitativo de policiais empregados nos 224 municípios do estado, data de deslocamento de tropas para os municípios do interior; diárias, logística de transporte; protocolos de segurança; estratégias de policiamento em virtude das experiências adquiridas em pleitos anteriores; Lei Seca; entre outros.
Além de tropas federais, representantes das outras forças de segurança como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guarda Civil Municipal participaram da reunião para explanar a logística, o cronograma a ser seguido e o plano de ações referentes a atuação, em conjunto com a Justiça Eleitoral, no apoio a realização das Eleições Gerais 2022.