A Polícia Militar do Piauí divulgou nesta segunda-feira (10) o balanço da Operação Semana Santa, realizada entre os dias 6 e 9 de abril em todo o estado. A ação contou com o reforço no policiamento ostensivo e preventivo em todas as regiões, com destaque para as cidades que receberam mais visitantes neste período.
De acordo com o balanço divulgado, foram atendidas 1.037 ocorrências, com a participação de 2.000 mil policiais em campo, sendo 1.000 na capital e 1.000 no interior. Durante a operação, foram apreendidas oito armas de fogo e 290g de drogas ilícitas, um aumento de 233,33% em relação ao mesmo período do ano passado, com até 13 ocorrências.
Houve ainda a queda de 24,62% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (roubo), com 65 ocorrências em 2022 e 49 neste ano. Além disso, foram recuperados 24 veículos e registrados 30 furtos, sendo 11 em residências e apenas um em comércio.
A ação contou com o apoio de cerca de 680 alunos do Curso de Formação de Soldados do Centro de Educação Profissional da PMPI, que participaram do estágio operacional. No total, foram realizadas 60 prisões/apreensões e 52 Termos Circunstanciados de Ocorrência foram registrados, um aumento de 40,54% em relação ao ano passado.
Segundo o Coronel Jacks Galvão, do Departamento Geral de Operações (DGO), a operação foi voltada para todo o estado, mas com um foco especial nas cidades que receberam mais visitantes no período, além da capital, visto que muitas famílias vão para outras regiões e deixam suas casas ou empresas fechadas.
A Operação Semana Santa é uma ação preventiva que visa garantir a segurança dos cidadãos e o patrimônio durante o feriado prolongado. Os resultados da ação demonstram a eficiência da Polícia Militar do Piauí em garantir a tranquilidade da população.