29.8 C
Teresina
sexta-feira, setembro 20, 2024
spot_img

Piauí é o terceiro estado com mais registros de trabalho escravo

Date:

spot_img

O Piauí é o terceiro estado brasileiro com o maior número de registros de trabalho escravo em empresas, segundo a nova atualização da lista suja divulgada pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (06/04). Com 13 nomes na lista, o estado fica atrás apenas de Minas Gerais e Goiás. No total, as empresas piauienses acumulam 21 registros por terem sido flagradas submetendo trabalhadores à situação análoga à de escravidão.

Os empregadores da lista suja são de 19 municípios piauienses, incluindo Parnaíba, Piracuruca e Colônia do Gurguéia, entre outros. Desde 2018, foram identificados casos em que 172 trabalhadores foram resgatados em estabelecimentos que submetiam seus funcionários a condições precárias e degradantes. A lista inclui 12 empresas que entraram na lista suja em 2023.

A lista suja é uma iniciativa do Governo Federal, atualizada duas vezes ao ano, e inclui empresas que foram alvo de decisões judiciais das quais não cabem mais recursos. Os empregadores permanecem na lista por dois anos. Se houver reincidência, os nomes continuam por mais dois anos.

Em 2022, o Piauí ficou em primeiro lugar no Nordeste e em terceiro no Brasil em número de resgates de trabalhadores em situação análoga à de escravidão, com 180 trabalhadores resgatados. Nos primeiros três meses de 2023, o estado já registrou 11 resgates em território piauiense e outros 201 em outros estados, como Goiás, Minas Gerais e Paraná. As autoridades alertam para a importância de combater essa prática criminosa e garantir a dignidade e os direitos dos trabalhadores.

spot_img

Mais Notícias