31.8 C
Teresina
quinta-feira, setembro 19, 2024
spot_img

MA: PF deflagra Operação para combater o comércio irregular de bens arqueológicos

Date:

spot_img

Nesta terça-feira, dia 11 de abril, a Polícia Federal (PF) no Maranhão deflagrou a Operação Pedras de Raio com o objetivo de reprimir o comércio ilegal de bens arqueológicos encontrados no estado. A ação ocorreu após a identificação e localização do responsável por um anúncio na internet, resultando no cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, localizada em Turilândia (MA), onde foram apreendidas três pedras de raio.

PF apreende três pedras de raio no Maranhão – Foto: Divulgação/PF Maranhão

As pedras de raio, também conhecidas como fulguritos, são formações resultantes da fusão de minerais ou rochas pela ação de um raio. Quando um raio atinge o solo, a altíssima temperatura da descarga elétrica funde o material que encontra e pode formar uma nova substância mineral. Embora seja um processo natural e inorgânico, que produz uma substância sólida, homogênea e de composição química definida, a pedra de raio não possui estrutura cristalina, assemelhando-se à obsidiana e aos tectitos, o que justifica, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), seu estudo junto aos demais minerais.

A investigação que resultou na Operação Pedras de Raio teve início a partir de uma denúncia encaminhada por um professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que identificou o anúncio na internet e informou à Polícia Federal. A PF informou que outras pessoas estão sendo investigadas, além do suspeito cuja casa foi alvo do mandado de busca e apreensão. De acordo com a PF, os investigados poderão responder, de acordo com suas responsabilidades, pelos crimes de receptação qualificada e de destruição, inutilização ou deterioração de bem especialmente protegido por lei.

A Lei nº 3.924/61 proíbe, em todo o território nacional, o aproveitamento econômico de bens e sítios arqueológicos. A posse e a salvaguarda dos bens de natureza arqueológica ou pré-histórica são, em princípio, direitos inerentes ao Estado. A Operação Pedras de Raio é mais uma ação da Polícia Federal no combate ao comércio ilegal de bens culturais e arqueológicos, visando a proteção do patrimônio cultural brasileiro. A PF segue investigando o caso e adotando as medidas legais cabíveis para coibir essa prática criminosa.

spot_img

Mais Notícias