Delegado é morto e dois policiais ficam feridos durante operação na zona rural de Caxias (MA)

0
Governo do Piauí

O delegado Márcio Mendes Silveira, de 51 anos, foi assassinado na madrugada desta quinta-feira (10) durante uma operação policial na zona rural do município de Caxias, no Maranhão, a cerca de 70 km de Teresina. A ação tinha como objetivo o cumprimento de mandados contra um suspeito de roubo. Dois policiais civis ficaram feridos e foram socorridos para um hospital da capital piauiense.

De acordo com o tenente-coronel Miguel Neto, comandante da Polícia Militar do Maranhão na região dos Cocais, cinco policiais foram surpreendidos a tiros assim que chegaram ao local da diligência. O delegado foi atingido e morreu ainda no local. Os dois investigadores baleados foram rapidamente atendidos e, segundo informações preliminares, estão fora de risco.

O criminoso conseguiu fugir para uma região de mata fechada. As forças de segurança do estado seguem mobilizadas na tentativa de capturá-lo. Equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE), Força Tática e Comando de Sobrevivência em Área Rural (Cosar), do 11º Batalhão da PM de Timon, foram deslocadas para reforçar as buscas na região do povoado Boa Vista, próximo à divisa com o município de Timon (PI).

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) divulgou nota lamentando a morte do delegado e repudiando o ataque contra os agentes de segurança. A pasta informou que forças especializadas da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de equipes de inteligência e do Centro Tático Aéreo (CTA), foram enviadas de São Luís para atuar nas buscas.

“A Secretaria lamenta profundamente o ocorrido, se solidariza com as famílias das vítimas, com toda a Polícia Civil do Maranhão, e reforça que o crime não ficará impune”, diz trecho da nota oficial.

A SSP-MA informou ainda que o caso está sendo acompanhado pelas delegacias de Caxias e de Timon, com apoio da Delegacia de Homicídios, visando uma resposta célere à morte do delegado e à tentativa de homicídio dos demais policiais.

A Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) também se manifestou com pesar pela perda do delegado Márcio Mendes.

“Não podemos permitir que esse tipo de crime bárbaro aconteça e atinja quem dedica a vida à segurança da população. A resposta a esse crime precisa ser rápida, firme e exemplar”, afirmou a entidade, em nota.

Márcio Mendes era titular do 4º Distrito Policial de Caxias e era reconhecido por sua atuação firme no combate ao crime na região. A morte do delegado gerou comoção entre colegas de profissão, autoridades e entidades representativas da segurança pública.

As investigações continuam e novas informações devem ser divulgadas nas próximas horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui