Na manhã desta terça-feira (11), foi instalada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar Mista Antirracismo. Composta por 147 senadores e deputados, o grupo tem como objetivo promover debates e acompanhar políticas públicas e ações que envolvam o combate ao racismo e à desigualdade racial em todo o Brasil. O senador Paulo Paim (PT-RS) coordena a frente no Senado federal, e na Câmara Federal, a deputada Dandara (PT-MG).

A frente é simbólica para o Brasil e representa uma bancada grande em defesa da população negra. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância da representatividade e a responsabilidade de estar presente para representar a população negra que mais sofre no país.
Após a instalação, a frente marchou pelos corredores do Senado Federal, rumo ao Salão Verde, da Câmara, com palavras de ordem em defesa da democracia e do povo negro. O professor de Geografia João Luiz Pedrosa, que participou da caminhada, enfatizou que o combate ao racismo é um compromisso social de todos.
A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, celebrou a frente por ser a responsável por defender a revisão da Lei de Cotas, a expansão da reserva dentro das universidades e a construção de mais ações afirmativas para permitir o acesso à educação para o povo negro.
O professor de história e cofundador da União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (Uneafro), Douglas Belchior, relembrou que a luta antirracista é antiga e que a frente representa um quilombo dentro do Congresso Nacional, com o objetivo de ter pessoas negras em todos os espaços, incluindo os de poder, para representar as comunidades e territórios onde vivem.
A instalação da Frente Parlamentar Mista Antirracismo no Congresso Nacional representa um avanço importante no combate ao racismo e à desigualdade racial no Brasil. A representatividade e a união de parlamentares, ativistas e membros da sociedade civil são fundamentais para garantir a implementação de políticas públicas efetivas e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.