26.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Previsão é de mais chuvas intensas no Piauí rios seguem em cota de alerta

Date:

spot_img

A previsão do tempo indica que o Piauí deve continuar recebendo chuvas intensas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para todo o estado, com possibilidade de acumulado de chuva acima de 100 milímetros em algumas regiões. Ainda segundo o Inmet, a previsão é de chuvas fortes e volumosas até o final da semana.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Os rios do estado seguem em cota de alerta. Segundo a Defesa Civil, já são mais de 40 municípios afetados pelas cheias. As cidades mais atingidas estão localizadas na região do semiárido piauiense, que não está acostumada com chuvas tão intensas. Algumas delas estão isoladas, com estradas interditadas e pontes danificadas.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Civil, tem realizado ações de assistência às famílias afetadas pelas enchentes. Equipes estão empenhadas na distribuição de alimentos, roupas e colchões, além de fazer o trabalho de retirada de pessoas das áreas de risco. Há também previsão de liberação de recursos para a reconstrução de pontes e estradas danificadas.

Foto: Reprodução

As autoridades alertam para que a população fique atenta aos avisos de evacuação, caso seja necessário. Além disso, é importante evitar transitar por áreas alagadas, já que há riscos de afogamento e de contaminação por doenças transmitidas pela água. Também é preciso tomar cuidado com possíveis deslizamentos de terra, especialmente em encostas e morros.

As chuvas intensas que atingem o Piauí fazem parte do fenômeno climático conhecido como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esse sistema é caracterizado pela convergência dos ventos alísios do hemisfério norte e do hemisfério sul, o que provoca a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas em diversas regiões do planeta. No Brasil, a ZCIT é mais comum no verão e afeta principalmente as regiões Norte e Nordeste.

spot_img

Mais Notícias