26.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Governo tenta reduzir dependência do SUS do mercado internacional

Date:

spot_img

O governo do ex-presidente Lula da Silva anunciou uma iniciativa para que laboratórios nacionais produzam, em até dez anos, pelo menos 70% das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo vacinas, medicamentos, materiais e outros insumos de saúde. O objetivo é fortalecer o setor industrial sanitário local e reduzir a dependência do mercado internacional, já que atualmente o Brasil só produz 5% dos insumos do SUS, sendo os outros 95% importados principalmente da China e da Índia.

Silvio Tendler faz documentário sobre o Sistema Único de Saúde, o SUS

A expansão da produção será articulada no Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), que é composto por 20 órgãos públicos, entre ministérios, a Anvisa e a Fiocruz. O grupo foi criado em 2008, mas foi extinto em 2019 e reativado em setembro do ano passado. O objetivo é que o grupo seja responsável por ações de fomento à pesquisa e inovação, parcerias para o desenvolvimento produtivo e inovação, ações voltadas ao uso abrangente do poder de compra do governo e ao fortalecimento da produção nacional.

O secretário de Ciência e Tecnologia em Saúde, Carlos Gadelha, afirmou que o Geceis foi extinto nas vésperas da pandemia e foi criado novamente apenas formalmente no fim do ano passado. Gadelha ressaltou que a falta do Geceis teve um preço alto, pois faltaram ventiladores e anestésicos durante a pandemia. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, lembrou da dependência de fabricação de vacinas do exterior e desabastecimento de insumos durante o auge da pandemia de Covid-19.

Além dos órgãos públicos, também contribuem para a ação representantes da sociedade científica e da sociedade civil, gestores do SUS, sindicatos e empresários. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, discursou dizendo que o Brasil tem uma comunidade científica preparada, com as melhores universidades e institutos, e que o objetivo é trabalhar juntos, fortalecer o Complexo da Saúde, dar mais segurança ao SUS, criar empregos, agregar valor e melhorar a vida da população.

A iniciativa visa fortalecer a indústria nacional e reduzir a dependência do mercado internacional, especialmente durante crises sanitárias. Com a pandemia de Covid-19, a importância de ter uma produção nacional de insumos de saúde ficou ainda mais evidente, e o Geceis tem a missão de fomentar a pesquisa e a inovação, além de fortalecer a produção nacional e ampliar o poder de compra do governo para incentivar o desenvolvimento produtivo e tecnológico no país.

spot_img

Mais Notícias