Gastronomia piauiense é destaque em evento que une cultura, turismo e sustentabilidade

0


O 1º Encontro da Alta Gastronomia Piauiense foi promovido pela SETUR e SIETUR, com apoio do Governo do Estado do Piauí. O projeto busca suprir a falta de informação para aqueles que desejam se aprofundar na arte da gastronomia, além de fomentar e estimular o turismo em todo o território piauiense.

O evento aconteceu no Senac, contando com a participação do corpo técnico de gastronomia, e teve como objetivo ressaltar a culinária piauiense como expressão cultural e instrumento de desenvolvimento socioeconômico, articulando saberes tradicionais, boas práticas e inovações contemporâneas.

Mais do que um simples ato de alimentar-se, a culinária local é considerada um patrimônio imaterial, pois carrega memórias coletivas, modos de vida e valores transmitidos entre gerações. Nesse cenário, os chefs piauienses assumem papel estratégico como mediadores culturais, sendo fundamental o cuidado constante com a reciclagem e atualização, de forma a enaltecer o potencial turístico e gastronômico do estado.

Esses profissionais não apenas elevam a cozinha local ao status de alta gastronomia, como também reafirmam a relevância dos insumos agrícolas regionais, fundamentais na identidade da culinária piauiense. Durante o encontro, os chefs foram contemplados com uma peixada de pescada amarela do litoral com banana-da-terra e, de sobremesa, um bolo de macaxeira servido com queijo coalho e melaço de cana — pratos que expressam a diversidade de sabores e potencialidades da gastronomia local. As harmonizações ficaram por conta da tradicional cajuína e de um vinho do sul do país.

Assim, a gastronomia piauiense, ao unir tradição e inovação, promove um verdadeiro encontro entre cultura, ciência e sustentabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui