Reajuste na passagem intermunicipal será tema de audiência na Alepi

Debate entre Governo e sociedade civil acontece nesta quarta-feira (24) na Alepi

0

Hoje (24), a partir das 9h30, a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai realizar uma audiência pública para debater o aumento das passagens de ônibus intermunicipais na região metropolitana de Teresina. O debate foi requerido pelos deputados Warton Lacerda e Francisco Limma, do PT e Evaldo Gomes (Solidariedade). A comissão presidida é presidida pelo deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB). Situação da Grande Teresina está no foco do debate. 

Segundo os deputados, as empresas de ônibus que fazem linha entre Teresina e as cidades como Altos, Demerval Lobão, Campo Maior, União e José de Freitas aumentaram as passagens em aproximadamente 25%. Elevação, considerada abusiva pelos parlamentares e que atinge trabalhadores e estudantes.  

Foram convidados representantes do Governo do Estado a Secretaria de Transportes e a Agrespi (Agência Reguladora dos Serviços Públicos), responsáveis por regulamentar o transporte rodoviário intermunicipal, além da Procuradoria Geral do Estado.


Da sociedade civil organizada , a Alepi convidou representantes das empresas de ônibus e do transporte alternativo, de trabalhadores do comércio, da educação e dos trabalhadores rurais e de estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior. O Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Justiça e a OAB-PI também receberam convites para participar da audiência pública.


O deputado Limma defende que o debate deverá alcançar também a situação do transporte em cidades com distância de até 100km de Teresina.  “Precisamos analisar e debater publicamente com os parlamentares, empresários, entidades representativas, e principalmente, com os usuários do setor, todas as condições e circunstâncias atuais de oferta deste serviço. A Assembleia está atenta às necessidades da população e continuará acompanhando de perto o desenvolvimento desse processo, buscando uma melhor resolutividade para a população”, explica.