Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para participarem da tradicional procissão do mastro, nesta quarta-feira (31 de maio), abertura das festividades do padroeiro de Campo Maior. O cortejo está marcado para às 17h, com saída do colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes. De lá, os devotos saem em caminhada com a imagem, a bandeira e o mastro de Santo Antonio, num percurso de apenas 1,5 km.
Soldados do Exército estarão presentes para auxiliar na segurança dos símbolos religiosos e dos participantes. A Secretaria de Trânsito também vai ajudar no deslocamento dos fiéis até a catedral. Diversas autoridades públicas e religiosas estarão presentes na ocasião.
Ao término da procissão, haverá pronunciamentos do prefeito Joãozinho Félix, do bispo diocesano de Campo Maior, dom Francisco de Assis, e do pároco da catedral, padre Gilberto Felipe. Em seguida, haverá o levante do mastro e o hasteamento da bandeira, que será feito com auxílio de um caminhão munck como já havia sido informado pelo De Olho.
A comissão da bandeira e do mastro diz que o método tradicional, realizado com ‘tesouras’ feitas de estacas e cordas, pode colocar em risco a segurança dos devotos. A abertura das festividades de Santo Antonio encerra com a queima de fogos.
Haverá missa diariamente pela manhã às 8h. A informação não consta em convite, mas foi confirmada pelo padre Gilberto Felipe. A exceção será a missa de Corpus Christi, no dia 08, que será às 7h, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento da catedral até o santuário de Nossa Senhora do Rosário, e a missa do vaqueiro, no dia 10, que será às 9h da manhã. A programação religiosa continua na parte da noite com o Terço de Santo Antonio, às 18h30, novena de Santo Antonio, às 19h, e a santa missa, às 19h30.
A novena de Santo Antonio este ano será mais curta, com a entronização da imagem do padroeiro, as orações jaculatórias e a ladainha. Durante a celebração da missa, após a novena, haverá benção com a relíquia de Santo Antonio, um parte do corpo do santo que foi doada à Diocese de Campo Maior, vinda de Portugal.
Na abertura das festividades do padroeiro de Campo Maior haverá apresentação de Matheus Fernandes, Forró di Cabo a Rabo e Gravata do Acordeon. Os shows iniciam a partir das 21h e o palco está localizado ao lado da Igreja do Rosário.
Ascom