às 13:00
O Piauí ganhou uma Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Piauí (SBPC). A criação da sede aconteceu nesta terça-feira (08), durante um encontro no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.
Segundo Renato Janine Ribeiro, presidente nacional da SBPC, o espaço é importante para que os pesquisadores de instituições de ensino superior, públicas e privadas. Apesar da entidade não ser uma agência de fomento e não ter vínculo governamental, fortalece a mobilização da comunidade científica.
“No caso do Piauí, em função dos interesses comuns, UFPI, UESPI, UFDPar, IFPI e instituições privadas podem se unir melhor, definir melhor as prioridades do estado, lutar mais por financiamento federal e da Fundação de Amparo à Pesquisa Estadual. É uma boa situação”, destacou Janine Ribeiro em entrevista.
A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Fundada em 1948, atua na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país
A abertura do evento na capital piauiense, com o tema “A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Ciência no Piauí”, contou com a presença de Renato Janine Ribeiro, como conferencista, e dos reitores da UFPI e da UESPI, Gildásio Guedes e Evandro Alberto, respectivamente.
(Com informações da SBPC)