Prefeitura vai encaminhar à CMT projeto com criação de Coordenadoria Animal, sugestão da vereadora Thanandra
A vereadora Thanandra Saraptinhas (Patriota), reconhecida por ser uma ativista da causa animal em Teresina, celebrou a decisão do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) de incluir a criação de uma Coordenadora de Saúde Animal no projeto de reforma administrativa que será encaminhado à Câmara de Vereadores de Teresina. De acordo com a vereadora, esse foi um pleito apresentado por ela mesma ao prefeito, e que tem por objetivo pensar soluções para a questão dos animais na cidade.
“Eu estou muito feliz porque é um dos pontos que eu lutei muito. Antes, Teresina não tinha nada para os animais, e uma coordenadoria vai ser um pontapé muito grande. A coordenadoria vai ter pessoas toda hora estudando para estar criando leis, projetos, para a questão dos animais na cidade”, disse a vereadora.
Uma das ideias da vereadora desde a campanha é a criação de um “castramóvel”, que seria um serviço itinerante de castração de animais com o objetivo de reduzir a proliferação de animais abandonados na cidade. Para ela, a criação da coordenadora é o pontapé inicial para que o projeto seja executado.
“O ‘castramóvel’, quando a gente conseguir, vai ser vinculado à coordenadoria para não ter burocracia. Lá em Fortaleza, primeiro criaram a coordenadora e o castramóvel ficou vinculado para não ter que ficar vinculado à Fundação Municipal de Saíde, porque tinha a maior ‘frescura’”, disse a vereadora.
Segundo a vereadora, a criação da coordenadoria é um pontapé inicial para a institucionalização de políticas públicas voltadas à causa animal e disse que recomendou ao prefeito que ela se torne uma secretaria voltada para a questão dos animais no futuro. “Eu falei para ele, crie a coordenadoria que vai ter muita diferença, vai ajudar bastante, e futuramente criar uma secretaria própria para os animais, para ter mais autonomia”, frisou Thanandra.
A proposta de criação da Coordenadora de Saúde Animal está incluída em um projeto de reforma administrativo que a prefeitura deverá encaminhar nesta semana para a Câmara Municipal de Teresina. O projeto, de acordo com a secretaria de governo, será da criação da coordenadoria ligada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM).
VEREADORA DISSE QUE NÃO VAI INDICAR, MAS RECOMENDAR NOMES
De acordo com a vereadora, embora ela tenha sido a autora da proposta, não ficou acertado com o prefeito quem será o indicado para o cargo. Segundo Thanandra, ela pode até indicar, mas a palavra será do prefeito, e disse que não quer se envolver para não dizerem que ela “está se vendendo”.
“Eu conheço o povo, posso dar minha opinião, mas ele que vai escolher. Só em ele já estar criando, para mim, já está bom demais, para depois não dizerem que eu estou querendo me vender por causa de cargo. Mas se ele quiser, eu posso recomendar”, disse a vereadora.
Fonte: Piauí Hoje