Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
O abastecimento de água será suspenso em 80% dos bairros de Teresina no próximo domingo (06) por causa de uma manutenção na Estação de Tratamento Sul (ETA Sul). O serviço será iniciado às 12h e deve se estender até o final da tarde.
A Águas de Teresina, concessionária responsável pelo serviço, destacou que a para programada faz parte do Plano de Prevenção para o B-R-O Bró, período do ano marcado pelo aumento das temperaturas e do consumo de água. Serão realizados serviços de modernização do sistema de bombeamento, limpeza da estação e manutenção dos painéis elétricos e da subestação de energia elétrica, com participação de mais de 50 colaboradores.
O serviço está previsto para ser finalizado às 18h e, logo após a sua execução, o funcionamento da rede será restabelecido, com retorno gradativo da água, ou seja, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas da cidade.
Com a manutenção, 80% da cidade ficará sem água, por isso a empresa pede que a população reserve água. Só não serão afetados os bairros que são atendidos pela Estação de Tratamento de Água localizada na Grande Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.
A empresa explicou que devido ao período do B-R-O Bró acontece um aumento em até 30% do consumo de água, por isso já estão sendo adotadas medidas preventivas.
Foto: Águas de Teresina
Plano de Ação
Com o objetivo de garantir o abastecimento contínuo no período de altas temperaturas, a Águas de Teresina preparou o Plano de Prevenção para o B-R-O Bró 2023, que engloba investimentos para a implantação de 8 novas unidades de bombeamento (boosters); perfuração de 3 novos poços e ampliação da produção de mais 10 poços; substituição de 1.735 metros de rede de abastecimento e extensão de 2.739 metros; 11 interligações; além da modernização de estruturas como o booster do Petrônio Portella e do Planalto Uruguai. Com as melhorias, haverá um incremento de 460.000 l/h de produção.
“Nos últimos anos, em virtude dos investimentos já realizados pela empresa na capital, seja em infraestrutura, equipamentos e profissionais especializados, tem sido possível garantir o fornecimento de água regular para a população nesses meses de maior calor. Agora em 2023, com a modernização que vamos fazer na ETA Sul, somada aos novos investimentos em infraestrutura em diversas regiões da cidade e monitoramento 24h a partir do Centro de Controle de Operações, vamos garantir a continuidade do abastecimento em toda a zona urbana de Teresina”, reforça o diretor-executivo da concessionária, Renee Chaveiro.
Fonte: Bárbara Rodrigues (Com informações da Águas de Teresina)