O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou nesta sexta-feira (7) que o Rio Longá na cidade de Esperantina e o Rio Marathaoan na cidade de Barras estão em cota de inundação. O Rio Parnaíba na cidade de Luzilândia está em cota de alerta
De acordo com o CPRM, é importante que os órgãos competentes estejam alertas quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas.
Em Floriano e Barão de Grajaú/MA, o nível do Rio Parnaíba é de 3,02 m, em situação de normalidade, é prevista a elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 3,21m, continuando em situação de normalidade.
Em Teresina e Timon/MA, o Rio Parnaíba tem nível de 3,02 m, com previsão de leve redução nas próximas 8 horas, mantendo-se em 3,01 m, continuando em situação de normalidade.
Já em Luzilândia, a cota atual do Rio Parnaíba é de 5,36 m, e tem previsão de redução do nível nas próximas 12 horas para valores em torno de 5,33 m, continuando em cota de alerta com 37 cm abaixo da cota de inundação.
A cota atual do Rio Poti na estação Fazenda Cantinho II, em Teresina, é de 5,46 m e deverá reduzir o nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 5,38 m, continuando em situação de normalidade.
Em Barras, o nível do Rio Marathaoan está em cota de inundação, com 4,30 m neste momento, e deve estabilizar nas próximas 8 horas em 4,31 m, com 11 cm acima da cota de inundação.
Já o Rio Longá em Esperantina está 44cm acima da cota de inundação, com cota atual de 7,84 m. Há previsão de aumento do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,88 m, com 48 cm acima da cota de inundação.