A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (RFCC-PI) assume novamente um papel importante na luta contra o câncer ao participar ativamente da campanha nacional Preciso Viver 2024. Promovida pela Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer – RFNCC, a campanha traz como tema “Cuidando de Quem Cuida” e reforça o compromisso em também contribuir com o bem-estar dos cuidadores de pacientes oncológicos. O lançamento local da campanha acontece na próxima segunda-feira (08), às 9h, no Espaço Sorriso, no Hospital São Marcos. Em paralelo, a Rede faz aniversário e comemora 37 anos atuando na luta social no combate ao câncer.
Receber o diagnóstico de câncer muda a rotina de todos ao redor do paciente desde a adaptação de consultas, tratamento, responsabilidade de vida diária até o trabalho e poder contar com uma rede de apoio é fundamental em todo o processo. É pensando nessas pessoas que cuidam de pacientes oncológicos, que a campanha nacional foi lançada com o intuito de promover ações voltadas para esse público, que muitas vezes enfrentam desafios e responsabilidades por zelar do paciente.
Nesse sentido, no Piauí, a RFCC-PI adere mais uma vez a campanha e alerta para o cuidado integral dessa família. Durante todo o mês de abril, a Rede realizará uma série de atividades para promover o bem-estar e o apoio aos cuidadores com evento de lançamento local da campanha reunindo pacientes, acompanhantes e voluntários; oficinas e momentos de relaxamento com fisioterapeutas para acompanhantes e sessão de cinema especial para os acompanhantes no Teresina Shopping.
Essas ações da rede feminina reforçam a importância dos cuidadores também cuidarem de si e serem cuidados. Dessa forma, manterão condições para enfrentarem essa jornada da luta contra o câncer.
De acordo com o levantamento do Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos, aproximadamente 70% dos cuidadores alcançam um estágio de exaustão. Enfrentando essa complexa gama de emoções, que incluem tristeza, dificuldades para dormir, estresse, depressão, ansiedade e, ocasionalmente, condições psicossomáticas, os cuidadores precisam desenvolver estratégias de suporte para lidar com essas situações desafiadoras.
A presidente da RFCC-PI, Carmem Campelo, ressalta a importância do desenvolvimento de estratégias para apoiar os cuidadores de pacientes oncológicos: “Nossa campanha visa não apenas oferecer suporte prático, mas também reconhecer a dedicação e o amor dos cuidadores de pacientes oncológicos, tanto os familiares como também informais, profissionais e voluntários. Juntos, podemos fazer a diferença e proporcionar um cuidado para que possam enfrentar suas jornadas desafiadoras.”
A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer também convida a comunidade a participar e apoiar a campanha Preciso Viver 2024, demonstrando solidariedade e compromisso com aqueles que estão na linha de frente do cuidado aos pacientes com câncer.