25.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Piauí tem a maior população de gatos do Brasil; PL pretende criar “castramóvel”

Date:

spot_img

O Piauí tem a maior população de gatos do Brasil, em situação de domicílio, conforme último levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Piauí se destaca em primeiro lugar, com 32,6% das residências do Estado abrigando algum gato, enquanto a média nacional é de 19,3%. O Maranhão aparece em segunda colocação, com 31,5%; em seguida o Ceará, com 29,3%. A pesquisa não trouxe informações sobre o quantitativo de gatos por domicílio, também não levantou dados sobre gatos abandonados, que vivem nas ruas.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

A capital, Teresina, também concentra o maior percentual de domicílios com gatos, entre as capitais brasileiras. No ano da pesquisa, foram constatados 26,4% dos lares teresinenses com ao menos um gato, enquanto a média nacional entre as capitais é de 15,4%.

Os dados divulgados em 2022, são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019.

“Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 é a única que tem informações de animais domésticos (cães e gatos) nos domicílios. Piauí, de acordo com essa tabela, era o estado que tinha o maior percentual de domicílios do país com algum gato (32,6%)”, diz Eyder Mendes, superintendente de informações do IBGE.

Cães e gatos em Teresina

De acordo com informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o número contabilizado de cães e gatos imunizados com vacina antirrábica, em 2021, ultrapassou os 170 mil animais. “Isso levando em conta os animais que foram vacinados contra raiva no ano passado. Só em Teresina, na zona urbana e rural, os agentes vacinaram 173 mil animais. Desse total, 117 mil cães e 56 mil gatos”, destacou o gerente do Centro de Zoonoses, Paulo Marques.

Controle populacional – ‘castramóvel’

Em dezembro de 2021, a deputada estadual Teresa Britto (PV) apresentou o Indicativo de Projeto de Lei 74/2021, que autoriza o Poder Executivo a instituir o serviço público de controle reprodutivo de cães e gatos através de uma unidade móvel denominada de ‘castramóvel’ (veículo equipado com aparato cirúrgico para realização de castrações). De acordo com a proposta, para ter acesso ao benefício, os tutores de cães e gatos precisariam comprovar uma renda familiar de até 3 salários mínimos.

Alepi

Confira o texto da proposição

O projeto prevê que os veículos (castramóvel) devam ser distribuídos em número suficiente para atender as diversas regiões do Estado, devendo ser devidamente aparelhados com todos os equipamentos e materiais cirúrgicos para realizar os procedimentos de castração dos animais nas comunidades carentes do Piauí. O serviço contará com um profissional veterinário que fará uma avaliação do estado de saúde de cada animal antes de realizar os procedimentos cirúrgicos.

A autora do projeto destaca a importância de se fazer o controle de natalidade dos animais de estimação, visto que uma gata pode ter de três a quatro gestações por ano, enquanto que uma cadela é capaz de ter até duas gestações anuais. A medida, além de evitar o abandono e o sofrimento dos pets, é vital para a própria saúde humana, pois quando desprovidos dos devidos cuidados, animais são potenciais transmissores de doenças. “Cuidar dos animais, além de tratar-se de uma questão humanitária, é uma questão de saúde pública”, justifica a deputada Teresa Britto.

Em 7 de fevereiro, a matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça da ALEPI. Neste momento, aguarda emissão de parecer do relator, para ser votada em plenário.

Centro de Castração Animal de Parnaíba

Em Parnaíba, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado Rua das Palmeiras, no Bairro Catanduvas, dispõe do Centro Municipal de Castração Animal. Para terá acesso ao serviço gratuito é preciso ter endereço fixo em Parnaíba, estar o animal com a vacinação antirrábica atualizada, ter o animal cinco meses a oito anos de idade e estar em condição física satisfatória. Requer ainda que o proprietário do animal apresente documento de identidade, comprovante de renda de até um salário mínimo e meio e comprovante de endereço.

Com informações da Apipa Piauí

spot_img

Mais Notícias