A Natura anunciou nesta segunda-feira (03) que vendeu a marca de cosméticos australiana de luxo “Aesop” para a L’Oreal por US$ 2,5 bilhões. A venda inclui também as lojas da marca em todo o mundo e seus 3.000 funcionários.
A Aesop foi adquirida pela Natura em 2013 e desde então, a marca registrou um forte crescimento, com mais de 320 lojas em 27 países. No entanto, a Natura informou que a venda da marca faz parte de uma estratégia para simplificar seu portfólio de negócios e se concentrar em sua marca principal.
Com a venda, a Natura deve usar os recursos para pagar dívidas e investir em sua marca principal. Segundo a empresa, o negócio ajudará a fortalecer seu balanço patrimonial, permitindo que ela alcance suas metas de alavancagem financeira e liquidez.
Já a L’Oreal, com a aquisição, espera fortalecer sua presença no mercado de luxo e expandir ainda mais sua carteira de marcas de alto padrão. A empresa disse em um comunicado que a Aesop é “complementar” a sua marca de cuidados com a pele, La Roche-Posay.
A venda ainda está sujeita a aprovações regulatórias e deve ser concluída até o final do ano. A Natura afirmou que continuará trabalhando em conjunto com a Aesop até que a transação seja concluída.
A Natura é uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil e tem operações em diversos países. Além da Aesop, a empresa também é dona das marcas Natura, Avon e The Body Shop. A L’Oreal, por sua vez, é uma das maiores empresas de beleza do mundo, com marcas como Lancôme, Maybelline e Garnier.