O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou que realizará ocupações de terras em todos os estados do Brasil ao longo do mês de abril. O economista e ativista João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, divulgou a informação em um discurso gravado na última sexta-feira (7) e divulgado nos canais oficiais do movimento.
Stedile afirmou que serão realizadas manifestações em todos os estados, incluindo marchas, vigílias e ocupações de terras, para pressionar pela aplicação da lei e da Constituição e pela desapropriação de latifúndios improdutivos. O líder do movimento destacou que atualmente o MST possui 80 mil famílias ocupadas e defendeu a desapropriação de latifúndios improdutivos para resolver o problema das famílias acampadas e criar espaço para produção de alimentos saudáveis.
As ações do MST fazem parte do “Abril de Lutas”, também conhecido como “Abril Vermelho”, que é realizado em memória da morte de 19 militantes sem-terra pela polícia do Pará em Eldorado do Carajás, em 17 de abril de 1996. Este ano, o movimento adotou o lema “Contra a fome e a escravidão: por terra, democracia e meio ambiente” para as atividades que serão realizadas entre os dias 4 e 17 de abril.