Fiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) identificaram 45 balanças de pesagem em situação irregular, durante verificação em feiras-livres nas cidades de Teresina, Floriano e Guadalupe.
A verificação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado realizado em parceria com os órgãos delegados em cada estado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), divulgado nesta terça-feira (27).
Ao todo, cerca de 60 feirantes foram vistoriados. Durante a fiscalização, os metrologistas identificaram balanças com marcas de selagens rompidas, erro nas pesagens contra o consumidor, ausência da informação do preço a pagar pelo quilo do produto, falta da indicação do peso (tara) do recipiente na balança, instrumento de pesagem não automático (IPNA) sem aprovação do Inmetro, entre outras não conformidades.
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, o Plano Nacional de Vigilância de Mercado prevê diversas operações especiais realizadas até o mês de dezembro. A ação tem o objetivo de coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal.
“Neste mês de agosto, o foco principal do Plano Nacional de Vigilância do Mercado foram as feiras-livres. Visitamos diversos espaços da capital e também do interior e conseguimos identificar um alto índice de balanças importadas sem a devida regularização”, explica. Uma balança pode ser considerada falsificada quando as informações estão em língua estrangeira ou o material não conta com o selo de verificação do Inmetro. No mês de agosto, os fiscais do órgão também realizaram uma apreensão de balanças na cidade de Demerval Lobão.