29.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

IBGE promove ação para recensear domicílios em comunidades 

Date:

spot_img

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou a “Ação Nacional de Mobilização do Censo Demográfico 2022 nas Comunidades” no Parque Brasil II, em Teresina. O evento aconteceu no sábado 25 de março e faz parte do movimento nacional “Favela no Mapa”, que foi lançado na comunidade Heliópolis, em São Paulo.

Foto: IBGE

O objetivo da ação é recensear as pessoas que ainda não foram contabilizadas no Censo Demográfico 2022, especialmente nas comunidades que apresentam um índice de domicílios que não responderam ao questionário acima de 5%. Em Teresina, 37 comunidades se enquadram neste número e deverão continuar com a presença dos recenseadores do IBGE, buscando os domicílios cujos moradores não foram encontrados durante a primeira etapa de coleta do Censo e onde os moradores se recusaram a prestar informações.

Leonardo Passos, Superintendente do IBGE no Piauí, falou sobre a ação está sendo realizada em todo o Brasil com o objetivo de buscar um retrato fidedigno das vilas e comunidades que necessitam de muitas políticas públicas direcionadas e específicas, como saneamento, limpeza, coleta de lixo, transporte, saúde, educação e segurança.

Durante o evento, diversas lideranças comunitárias do Parque Brasil e região manifestaram o desejo de que os dados do IBGE sejam refletidos em ações públicas efetivas, especialmente mais segurança para a região. “Desejamos que as pessoas da comunidade se sensibilizem em abrir a porta e receber o recenseador, para que venham melhorias para a nossa comunidade. Se não nos enxergarem, a gente vai ficar aqui, sempre jogados, sem que as autoridades saibam o que estamos precisando em nosso residencial”, disse a Presidente da Associação de Moradores do Parque Brasil IV, Ladejane Maria de Jesus (Jane).

A ação nacional de mobilização do Censo Demográfico 2022 nas comunidades é fundamental para garantir um retrato fidedigno das condições de vida das pessoas em todo o país, especialmente nas áreas mais vulneráveis. Espera-se que, com os dados coletados, as autoridades possam direcionar políticas públicas efetivas para atender às necessidades dessas comunidades.

spot_img

Mais Notícias