O governo brasileiro está planejando implementar um programa de renovação da frota de veículos no país com o objetivo de aumentar a sustentabilidade. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o programa será financiado por um fundo já existente que é abastecido por petroleiras e que tem um recurso já separado para esta finalidade.
A proposta prevê a retirada de circulação de carros muito velhos e poluentes, substituindo-os por veículos mais novos e menos prejudiciais ao meio ambiente. Haddad irá montar uma equipe para estudar a proposta e dar uma resposta sobre a viabilidade do projeto.
No ano passado, o governo Bolsonaro publicou uma Medida Provisória para a criação do programa Renovar, que visava à renovação da frota de veículos antigos usados no sistema de mobilidade e logística do país. O programa foi voltado para veículos de transporte rodoviário de mercadorias, ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários. O objetivo era retirar de circulação a frota no fim da vida útil, com o desmonte ou destruição desse equipamento e redução dos custos de logística.
Agora, a ideia do governo é estender o programa de renovação para todos os tipos de veículos, incluindo carros de passeio. Segundo Haddad, a proposta é uma transição ecológica que ajudará o país a ser mais sustentável e a reduzir a poluição. A iniciativa tem o potencial de gerar benefícios não só para o meio ambiente, mas também para a economia do país, estimulando a indústria automotiva e criando empregos.