Golpes de “limpa nome” aumentam no fim do ano; criminosos criam sites falsos e usam perfis patrocinados

0


Com a chegada do fim do ano e o pagamento do 13º salário, cresce também o número de golpes aplicados pela internet, principalmente os que prometem “limpar o nome” de forma rápida e com grandes descontos. Os criminosos se aproveitam do período em que muitas pessoas buscam renegociar dívidas para aplicar fraudes cada vez mais sofisticadas.

Golpistas criam sites falsos que imitam plataformas de empresas reais, oferecendo propostas irresistíveis de renegociação. A vítima faz o pagamento acreditando ter quitado a dívida, mas o dinheiro some, o acordo não é registrado e o nome continua negativado.

Somente em 2023, o Serasa identificou e ajudou a derrubar 2 mil páginas falsas envolvidas nesse tipo de golpe.

Nas redes sociais, os criminosos utilizam perfis patrocinados, links quase idênticos aos originais e mensagens urgentes, como “descontos de última hora” e “último dia para limpar o nome”. As ofertas parecem cada vez mais reais — e, por isso, exigem atenção redobrada dos consumidores.

Segundo o gerente de comunicação do Serasa, Fernando Gambaro, a atratividade da oferta acaba sendo o principal chamariz.

“Pelo que a gente percebe, as pessoas entram em contato falando sobre uma dívida que não é sua e estão oferecendo negociar essa dívida com ofertas muito tentadoras”, explicou.

Como evitar cair no golpe?

O primeiro passo é confirmar se o site é oficial. Alterações pequenas, como uma letra diferente, números estranhos ou links “quase iguais” devem acender o alerta.

Outros cuidados essenciais incluem:

  • Promessa de ‘limpar nome sem pagar’? Não existe.
  • Consultar score é sempre grátis.
  • Dívida com mais de cinco anos não desaparece.
    Ela apenas não pode mais ser cobrada judicialmente.
  • Desconfie de solicitações de pagamento para pessoas físicas.

Fernando reforça que esse é um dos principais sinais de golpe:

“Se você receber solicitação de pagamento para alguma pessoa física, desconfie. Aquilo provavelmente é um golpe. Todo acordo que você fecha com qualquer credor ou com a Serasa será feito diretamente com aquele credor. Se você tiver um boleto ou chave Pix, ele é direcionado diretamente para PJ.”

As orientações do Serasa reforçam a necessidade de cautela, especialmente neste período em que cresce a procura por renegociações e também a atuação de golpistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui