O projeto “Amor sem Raça Definida” vai acontecer em Teresina para marcar o Dia Mundial dos Animais de Rua, em 4 de abril, no Parque da Cidadania às 16h e tem como objetivo promover a adoção consciente de animais e fortalecer seus direitos. O projeto vai ser realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
O evento vai contar com uma série de atividades voltadas para a valorização dos direitos dos animais, promoção do seu bem-estar e conscientização da sociedade quanto à importância da adoção. A feira de adoção de animais será a principal atração do evento, com a participação de três organizações: Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), Casa Pet e Protetores de Patinhas. A feira vai exibir fotos dos animais disponíveis para adoção e os adotantes serão cadastrados no processo de triagem para, após o evento, oficializar a adoção.
Os visitantes também receberão gratuitamente um RG simbólico produzido pela Semarh para seus animais de estimação, como uma lembrança do evento e não um documento oficial. Os interessados em emitir um RG oficial para seu pet devem acessar www.rgpet.org.br.
Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí vão estar presentes no evento para avaliar gratuitamente os animais levados ao local. Os animais adotados receberão atendimento especializado gratuito e os cachorros adotados receberão banho e vermifugação gratuitos.
O evento também tem como objetivo promover a conscientização da sociedade quanto à importância de olhar com mais cuidado para os cães e gatos abandonados nas ruas e em locais inadequados da cidade. As entidades responsáveis pelos animais disponíveis para adoção também vão distribuir rações e coleiras que previnem doenças em cachorros, como o calazar ou leishmaniose, bem como sua transmissão ao ser humano.
Mais detalhes sobre o evento podem ser encontrados no perfil oficial da Semarh, @semarhpiauioficial. O evento é aberto ao público em geral e espera-se que a ação sensibilize a sociedade para a causa animal, promovendo a adoção consciente e responsável.