O prefeito de Batalha, no norte do Piauí, José Luiz Machado, decretou estado de calamidade pública nesta sexta-feira (07) após as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. O município teve mais de 80 mm de chuva e cerca de 70 famílias estão ilhadas e 18 estão desabrigadas. Conforme o decreto, as atividades presenciais da Rede Municipal de Ensino estão suspensas até o dia 14 de abril, com aulas remotas para assegurar a segurança dos estudantes.
O prefeito se reuniu com entidades, sindicatos e igrejas para tomar a decisão e afirmou que está dando suporte às famílias afetadas pelas chuvas. O Corpo de Bombeiros já chegou na cidade para auxiliar no atendimento à população.
A chuva que caiu em Batalha afetou diversas casas e famílias perderam praticamente tudo. A água acumulou 86 mm e segue para dentro do Rio Longá, impactando outras cidades vizinhas.
O estado de calamidade pública permite a mobilização mais rápida de recursos e medidas para prestar socorro às vítimas. Com a suspensão das atividades escolares e eventos, a prioridade é salvar vidas e garantir a segurança da população afetada.