O grupo formado por alunos e professores do Programa Cidade Olímpica Educacional, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec) conseguiu o título
às 12:05
Alunos e professores da Rede Municipal de Teresina viajaram mais de 1000 km até Natal, no Rio Grande do Norte, para realizar um feito educacional histórico. A equipe participou da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT) e conquistou o primeiro lugar no Nível I, destinado a alunos do Ensino Fundamental.
O grupo é formado por alunos e professores do Programa Cidade Olímpica Educacional, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para estimular a participação dos estudantes das escolas municipais em competições de conhecimento.
Na OBSAT, lançaram um satélite na estratosfera, com o objetivo de estudar a radiação ultravioleta e o gás ozônio. O projétil alçou voo por mais de 30 mil metros no céu e retornou com dados importantes para a próxima etapa da pesquisa.
Essa foi a terceira fase da Olimpíada, e toda a turma do Cidade Olímpica conquistou o primeiro lugar do Norte e Nordeste. Agora, deve competir com as equipes campeãs das outras regiões do país. O projeto é coordenado pelo professor Edward Montenegro, que está empolgado com o desempenho dos alunos.
Quem enfrentou o nervosismo e apresentou o projeto piauiense para jurados e equipes de sete estados nordestinos foi a capitã Lara Rodrigues, de apenas 13 anos, aluna do 8º ano da Escola Municipal Manoel Paulo Nunes.
“Nosso projeto foi um sucesso, conseguimos fazer o lançamento e ganhar o primeiro lugar. Foi uma experiência enriquecedora e espero que na próxima fase a gente tenha o mesmo desempenho”.