Evento ocorreu ontem à noite no Locomotiva Irish Pub e contou com um momento de distribuição de autógrafos
por Clara Magalhães às 13:10
Aconteceu na noite dessa quinta-feira (18), o evento de lançamento da obra intitulada “Rota das Emoções: Rally Cerapió 35 anos” que tem foco no turismo da Rota das Emoções e celebra também a longevidade da modalidade na região. O evento ocorreu no Locomotiva Irish Pub, o primeiro Irish Pub do Piauí, um espaço aconchegante e que proporcionou uma noite de evento bastante especial.
A obra contou com várias colaborações, como a de Delano Rocha, diretor do SEBRAE no Piauí e tem produção de Ehrlich Cordão, Flávia Moreira e edição de Aroldo Nogueira (fotógrafo). A proposta do livro é falar sobre o roteiro de sucesso criado pelo SEBRAE de três estados do Nordeste, com envolvimento de governos estaduais e intitulado Rota das Emoções. Roteiro esse premiado pelo Ministério do Turismo no Salão do Turismo da ABAV, a maior feira de turismo da América Latina. Todo confeccionado em papel couchê de altíssima qualidade, o livro possui fotos belíssimas de vários fotógrafos, muitas delas de autoria de Aroldo Nogueira. A capa do livro, por sua vez, é de autoria de Aureliano Muller, renomado fotógrafo teresinense.
“É um turismo integrado entre Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Só que como o nosso rally também passou por Ubajara, por Viçosa e Sete Cidades, esse livro tem capítulos específicos sobre esses locais e envolve também, além das belezas naturais do roteiro, conteúdos sobre gastronomia, algumas receitas típicas. O livro é bilíngue e está todo escrito em português e inglês.” afirma Ehrlich Cordão, um dos produtores da obra.
Ele também declara sobre a importância desses 35 anos para a modalidade: “Tem uma importância porque registra um momento de uma data importante, 35 anos de um rally é uma longevidade muito grande e hoje nosso evento é considerado o maior evento de regularidade da América Latina, fora isso ainda temos uma prova de bike na modalidade de estágios, Stage Race, que é único. Nós temos 2 grandes provas dessas de bike que acontecem no mundo, o Rally Cerapió bike e o Cape Epic, uma prova que acontece na África com oito dias de duração. Então são provas duras, que tem que pedalar uma média de 90km a 100 km por dia e no final do dia você pega sua bike, põe no carro e vai dormir em outra cidade para correr no dia seguinte. É uma prova difícil e precisa de muito preparo.”
O esporte off road feito pelos organizadores tem por finalidade também mostrar que o atleta pode praticar o esporte em contato com a natureza, com pontos turísticos que existem na região. A prova já foi levada para várias situações e todas as vezes em que ocorreu houve a preocupação em levar o rally para um lugar que possua um apelo turístico. Esse é o diferencial do Rally Cerapió.