26.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Desafio das Cachoeiras reuniu ciclistas em prova desafiadora em Batalha

Date:

spot_img

A cidade de Batalha, município a 163 km ao norte de Teresina, sediou a primeira edição do Desafio das Cachoeiras, que aconteceu neste domingo (05), e ficou marcado como uma super competição de mountain bike cross country.

A competição oficial da Federação de Ciclismo do Piauí, valeu como a 3ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country XC, e foi realizada no modelo XCP, conforme as regras da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), o modelo escolhido é de provas com percurso inferior a 60 km. Em Batalha o percurso foi de quase 58 km e com muito, muito terreno encharcado e com lama e algumas passagens variando entre pedras e piçarra.

Logo depois da largada, que aconteceu na entrada do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, a 15 km do centro de Batalha, os mais de 250 ciclistas fizeram um deslocamento curto no asfalto até o início do trecho cronometrado do percurso, que já começou com single-track, passagem por riachos e logo antes da passagem pela Cachoeira dos Almeidas, a segunda avistada no percurso, um trecho de pouco mais de mil metros foi um dos mais desafiadores, principalmente para as categorias amadoras, ou seja, atletas que não disputam o campeonato piauiense de MTB e não são federados. O trecho em questão era de muita lama e água, devido às fortes chuvas que caem há pelo menos três dias em Batalha.

A prova não tinha muita altimetria, mas várias passagens por riachos, alguns cheios devido às chuvas e alguns trechos com muitas pedras e piso de piçarra, que gera mais desgaste físico até para os atletas que disputam as categorias oficiais, como os másteres masculino e feminino, elite, infanto-juvenil, juvenil e sub-30. Houve seis desistências, a maioria por quebra de equipamento.

Com uma prova técnica e de muitas paisagens bonitas, com trechos passando por povoados, cenários que lembram savanas e muito capim, além de florestas de carnaubais e de babaçu, os atletas enfrentaram subida de ponte de madeira e no final, muitos elogios pela escolha do percurso. “Prova muito top, adorei, corri na categoria open, mas infelizmente tive que abandonar porque a roda bateu em uma pedra e furou a calha do pneu”, disse Samuel Santos, que mora em Capitão de Campos e está disputando pela equipe Piripiri Team, que levou mais de 20 ciclistas para a prova.

Equipes participantes

Equipe APC, que significa Associação Piauiense de Ciclismo e Cicloturismo, e conta com muitos atletas de Teresina, entre federados e amadores, é formada há pelo menos uma década e levou pelo menos 10 atletas, entre eles o campeão da categoria Peso Pesado, o vereador de Teresina Venâncio Cardoso. O município de Barras, que fica próximo a Batalha, levou 12 ciclistas para o Desafio das Cachoeiras e no final elogiaram o percurso e a organização da prova. A Equipe Mapinguari Pedal esteve representada por sete barrenses, que elogiaram o percurso escolhido pela Federação de Ciclismo.

Com realização da Fundação Quixote, o evento teve muita cultura, com show de humor, musical, que agitou Batalha desde sexta-feira. A premiação do Desafio das Cachoeiras contou com show de forró e pé de serra às margens da Cachoeira do Urubu. O prefeito de Batalha, José Luís Machado, disse que pode inserir o evento no calendário anual do município. Os três melhores colocados de cada categoria, que premiou com troféu os cinco primeiros, receberam premiação em dinheiro, no total de R$ 15 mil.

spot_img

Mais Notícias