O projeto que acontece entre os dias 27 de julho e 12 de agosto visa promover e incentivar crianças e jovens a praticarem atividades esportivas, alcançando e trabalhando regiões fragilizadas da capital.
por Clara Magalhaes
O Teresina tem Futuro surge na busca de revelar novos talentos. trabalhando com dois dos novos esportes olímpicos, Skate e Breaking. O evento irá envolver a comunidade em geral, assim como professores e educadores, em uma ação grandiosa que promete entrar para a história da cidade.
O foco é alcançar e trabalhar regiões fragilizadas da capital, envolvendo escolas e dezenas de alunos. A principal finalidade é elevar a participação das instituições de ensino em atividades esportivas e resgatar a função social do esporte como elemento de cultura para todas as redes de ensino do território teresinense, através da ampla mobilização da juventude.
É uma possibilidade para alunos e atletas que vivem em áreas de risco, mostrarem suas habilidades, além de uma grande contribuição para o desenvolvimento integral do aluno e atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte.
O evento terá suas ações centrais entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2023, e serão várias ações em diversos pontos da cidade, tanto nas zonas urbana quanto rural acontecendo.
O projeto chega com uma missão importante e fundamental, criar novos atletas e tirar crianças e jovens das ruas, para isso serão implantadas em Teresina duas escolinhas olímpicas, uma de Skate e outra de Breaking dance.
TERESINA TEM FUTURO NO SKATE:
Na primeira semana de agosto uma escolinha de skate será implantada na capital Teresina, com instrutores, alimentação, orientadores, equipamentos e estrutura com aulas semanais. As crianças terão acesso a vídeos, equipamentos e o mais importante, professores, instrutores e orientadores altamente qualificados.
Essa escolinha será o legado do projeto, será uma ação duradoura que dará amplitude e irá mostrar a grandeza do projeto. Haverá também a realização de um torneio com o apoio logístico da Federação Piauiense de Skate.
A competição contará com a participação de atletas de idade entre 8 e 14 anos e acontecerá no Parque da Cidadania.
TERESINA TEM FUTURO – BREAKDANCE TRANSFORMANDO VIDAS:
Desde a criação do Breaking, a dança possibilitou que muitos jovens se distanciassem da violência, juntando-se em crews (grupos de dançarinos) para batalhar e trocar vivências. Quando chegou ao Brasil na década de 1980, não foi diferente. Confirmado recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como modalidade nas Olimpíadas de Paris, em 2024, o Breaking, como é chamado no meio e na prática esportiva, é mais que um esporte ou dança, e sim um estilo de vida ligado à cultura urbana do hip hop, sendo praticado pelos chamados B-boys e B-girls. Na essência, o Breaking, assim como a ginástica artística ou dos saltos ornamentais, é uma atividade física natural com interseção na arte.
A implantação das escolinhas de Breaking e de Skate acontecerá no mesmo período, primeira semana de agosto. A de Breaking terá o mesmo padrão já citado.
Será ainda realizada uma batalha com premiação e ampla divulgação, a competição também contará com a participação de atletas de idade entre 8 e 14 anos e também acontecerá no Parque da Cidadania.
SHOWS:
o Skate e o Breaking tem várias características em comum, mas uma em especial é que sempre durante as competições acontecem apresentações de DJs e no Teresina tem futuro não seria diferente!
Um cruso de Dj para iniciantes será realizado ainda, na busca de fomentar negócios e criar uma nova perspectiva para todos.
É a cidade de Teresina crescendo no meio esportivo!